A Normalização do Desvio no Paraquedismo

Caramba, normatização do desvio! O que será que quer dizer isso, e por que isso tem a ver comigo e com um Paraquedismo Mais Seguro?

Bem, o paraquedismo é um esporte de risco, e dependendo de como você o encara, de como você o respeita, do seu conhecimento, das suas habilidades e atitudes (CHA – aprendi isto no último curso com os alunos), ele pode ser mais ou menos seguro. A sua atitude (pré-disposição mental) com relação ao paraquedismo pode determinar o resultado dos seus saltos. A hesitação, a falta e o excesso de confiança e o ego também podem determinar um fim trágico neste esporte.

Em minhas próprias palavras, normalização do desvio é quando uma Norma passa a não se cumprida, e aquilo passa a ser aceito como normal, uma vez que nada aconteceu. Por exemplo, “saltei sem o capacete e nada aconteceu comigo, por isso vou saltar novamente sem capacete”. Depois de saltar várias vezes sem capacete, o paraquedista pode achar que é desnecessário usar capacete no salto.

A normalização do desvio é um termo batizado pela professora Diane Vaughn que escreveu um livro sobre o assunto depois que a Challenger da NASA explodiu em 1986. O livro faz um estudo de caso e mostra que mesmo a NASA pode se desviar das Normas e ter acidentes de pequenas e grandes proporções.

No paraquedismo temos muitos casos de normalização do desvio, sendo que alguns deles nem são mais percebidos como desvios. Um deles que ocorre com frequência é o salto atravessando nuvens. Muitas vezes, até mesmo a separação e abertura são feitas dentro da camada. Separar e abrir o paraquedas sem totais condições visuais é um perigo muito grande e nunca deveria ser permitido, especialmente por razões puramente comerciais, como é o caso do salto duplo.

No dia-a-dia devemos manter sempre o zelo e a disciplina com relação a segurança se queremos praticar o paraquedismo com segurança. Não sejamos complacentes com a normalização do desvio.

6 comentários Adicione o seu

  1. Nykolas montebugnoli disse:

    Perfeito. Porém quando lutamos contra a normalização do desvio. Somos tachados de chatos e até ganhamos apelidos de rigorosos, Caxias , ou até de polícia. A normalização do desvio se da pela falta de punição da Cbpq. Foi, é, e sempre será assim. Nykolas montebugnoli. Cbpq 32845d. Autor de 150+ denúncias , de desrespeito a norma , com o total de 0 atendidas. 21 anos de esporte. 0 de esperança em ver algo acontecer.

    Curtir

    1. Certamente Nykolas, porém temos que continuar lutando por um Paraquedismo mais seguro.

      Curtir

  2. O perigo é tornar o desvio em um hábito nocivo no Paraquedismo.

    Curtir

    1. Justamente José Augusto. Na realidade, como já diz o nome, o desvio passa ser a nova Norma, ou seja, vira um novo hábito aceito e nocivo.

      Curtir

  3. Newton Nogueira disse:

    Acho que poderia ser um tópico a ser comentado em “Dias de Segurança” e briefing de área, pois além de muitos terem o habito da “normalização do desvio”, podem trazer riscos por esta conduta em novas áreas as quais visitam pela primeira vez.

    Curtir

Deixe um comentário