O PARAQUEDISMO E OS 4 Fs

Paraquedismo e os 4 Fs

É de conhecimento comum, que desde os tempos em que os homens primitivos saiam para caçar, eles se deparavam com situações de perigo que faziam aflorar uma das quatro reações chamadas de Fs (em inglês): fight, flight, freeze or faint. Traduzindo: lutar, correr, congelar ou desmaiar.

A excessiva surpresa, susto ou medo diante de uma pane, por exemplo, ou de um pouso inesperado em um obstáculo, da mesma forma que uma pane na aeronave, um problema no comando ou abertura prematura, pode provocar um efeito inadequado e danoso para o paraquedista.

Diante de uma ocorrência inesperada, o nosso sistema fisiológico pode receber um estímulo forte que provoca uma sobrecarga sensorial prejudicando o processamento consciente das informações e tomada de decisões.

Inesperadamente, avião atropela o paraquedista que estava vindo para pouso. Felizmente não houve mortes neste acidente.

As mudanças fisiológicas incluem os sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, muscular, excretor e nervoso, que ao serem afetados nesses sustos ou surpresas, podem ter consequências que podem levar à indecisão ou à tomada de uma decisão errada.

Como todos sabem, o paraquedista usa o método I-D-A quando se depara com uma ocorrência fora do padrão. Identificar, decidir e agir é o roteiro para reagir de forma apropriada no caso de uma pane ou anormalidade, por exemplo. Diante do efeito surpresa é possível que o paraquedista não consiga identificar, decidir ou agir.

Segue, abaixo, algumas recomendações para evitar ser pego pelo efeito surpresa:

•  Conheça o seu equipamento

•  Conheça todos os tipos de emergências, inclusive aquelas que podem acontecer na aeronave e no pouso.

•  Treine corretamente com simulações realistas e sob a supervisão de um instrutor.

•  Esteja atento aos seus arredores: desenvolva e mantenha uma consciência situacional eficiente.  Treine a sua visão periférica, conheça a área de paraquedismo, seus obstáculos e alternativas.

•  Não seja complacente: não se permita envolver em situações que estejam acima da sua capacidade de controle e esteja sempre pronto para enfrentar as ocorrências inesperadas.

•  Antecipe as ameaças. •  Tenha um plano para todas as possíveis emergências e repasse mentalmente como irá reagir diante delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s