No dia 22 de outubro comemoramos o dia do paraquedista porque foi neste dia e mês, em 1797 que Andrew Jacques Garnerin realizou aquele que ficou conhecido como sendo o primeiro salto de paraquedas na história da humanidade.
Garnerin saltou de 600 metros de altura de um balão sobre Paris, cidade onde 107 anos mais tarde Santos Dumont faria o primeiro voo num mais pesado do que o ar.
O paraquedas de Garnerin não estava dobrado dentro de um container como nossos paraquedas atuais. Ele estava preso embaixo do balão e se inflou imediatamente após o salto, sem queda-livre. Naturalmente que naquela época o paraquedas tinha formato redondo, porém o velame do Andrew Jacques não tinha ápice, aquela abertura no topo dos paraquedas redondos que faz com que ele caia estável. Garnerin desceu pendulando, mas pousou bem.
A comemoração do dia do paraquedista tem um significado importante para o paraquedismo brasileiro, pois é nesta data que as áreas, clubes e escolas que prezam por um paraquedismo seguro e saudável realizam sob a tutela do Comitê de Instrução e Segurança da Confederação Brasileira de Pára-quedismo, como previsto nas Normas, o “Dia da Segurança”.
Parabéns, feliz dia do paraquedista e bons treinamentos no Dia da Segurança.
Visite: www.skydiveuniversity.com.br
parabéns Ricardo pela ilustração;hoje poucos conhecem a historia do paraquedismo.
CurtirCurtir
Parabens skydivers!
CurtirCurtir