VAIDADE E EGO NO PARAQUEDISMO

Texto de Ricardo Pettená

VAIDADE E EGO são inimigos da segurança.


No paraquedismo estamos aprendendo o tempo todo. Não importa quantos saltos os fun jumpers, os competidores e os instrutores tenham, sempre há muito que aprender.


O nosso esporte tem muitas disciplinas, muitas modalidades profissionais e muitas formas de torná-lo mais seguro para si e para os outros. Com isso, a amplitude do conhecimento a ser adquirido é ilimitado.


Eu diria com bastante certeza que o maior inimigo da prevenção e das ações corretas nas inúmeras possíveis emergências que eventualmente temos que enfrentar é a vaidade.


Por outro lado, a demonstração de humildade é uma qualidade e um valor moral que nos ajuda a estar em constante evolução. Participar de palestras, seminários, cursos, simpósios e treinamentos são fundamentais para estarmos sempre atualizados crescendo no nosso esporte.


Recentemente estive fazendo uma palestra no Simpósio da Parachute Industry Association nos EUA, mas também participei de inúmeras palestras como ouvinte. Com quase 52 anos de paraquedismo aprendi muito, e trouxe novidades para serem compartilhadas com a comunidade de saltadores brasileiros.


Esse foi o oitavo ou nono simpósio da PIA que participo. Sempre aprendendo mais e mais. Também participei do seminário de atualização e padronização de instrutores da USPA e visitei várias áreas de paraquedismo.


A vaidade, tema deste desta matéria, nos impede de aprendermos mais. Junto com o falacioso sucesso temporário de alguns saltos quando a famosa ‘normalização do desvio’ é praticada, vem o risco de acidentes.


Esse sucesso temporário faz com que acreditemos que nada vai nos acontecer. Em outros esportes, o desvio da normalidade pode resultar numa pequena frustração, mas no paraquedismo pode causar lesões e até a morte. Por desconsiderar o risco, acidentes acontecem e só quando eles ocorrem próximos de nós, com um amigo, aluno, colega de saltos, é que constatamos que existe a possibilidade real de que aconteça conosco.

Seja humilde, busque pelos seus objetivos sem se preocupar com os outros. Aproveite os seus saltos. Dedique-se, divirta-se. Salte para você, não para a platéia. Faça cursos, participe de simpósios e seminários, atualize-se. Coloque a sua segurança e de outros em primeiro lugar. Recomende boas áreas, bons equipamentos, boas escolas e bons instrutores.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s