PARAQUEDISMO TURÍSTICO

PARAQUEDISMO TURÍSTICO NA FLÓRIDA

O paraquedismo pode ter um significado diferente para cada praticante. Para alguns é um esporte, para outros um hobby. Alguns fazem do paraquedismo a sua profissão. Mas eu vou apresentar aqui mais uma faceta deste esporte diferente e especial: o paraquedismo turístico.

Paraquedismo turístico é “viajar para conhecer e saltar em diferentes áreas de paraquedismo no seu próprio país ou em qualquer lugar do mundo”. O paraquedismo de turismo pode ser feito sozinho, com amigos ou com a família.

Já tive muitas experiências com o paraquedismo turístico. Numa delas, depois do Campeonato Mundial na França, viajei de trem pela França, Itália e Suiça. Paraquedas na mochila, contatos dos paraquedistas locais e muitos saltos e muita aventura. Inesquecível. Mas eu não vim aqui para contar esta história. Quero apresentar para vocês o melhor destino de paraquedismo turístico, que é a Flórida Central.

Afirmo com toda a certeza que é o melhor destino por uma miríade de razões. A primeira delas é Skydive Deland, mas antes de falar desta área que é uma lenda no paraquedismo mundial, vou comentar sobre outras atrações da região que podem proporcionar bons momentos para você e para toda a família.

Disneyworld dispensa comentários, mas tem dezenas de outros parques e passeios que ficam a menos de uma hora da área de paraquedismo. Isso sem falar das compras nos shoppings e outlets das fábricas. Além disso, temos as praias do Atlântico, como Daytona Beach e as praias do Golfo do México, como Clearwater. Um passeio indispensável é uma visita ao Cabo Canaveral para conhecer os programas espaciais que levaram o homem até a Lua no final dos anos 1960. Próximo da área encontram-se parques Estaduais com rios de águas cristalinas nos quais pode-se nadar com os gigantes e tranquilos manatees. Blue Spring e De Leon Springs facilmente se equiparam a Bonito no Mato Grosso do Sul. São estas opções que fazem da Flórida um destino turístico para você e a família. Mas agora, voltemos a falar do paraquedismo em Deland.

Deland

O que faz de Deland uma lenda no esporte, é que tudo o que conhecemos de moderno no paraquedismo começou aqui: o AFF, os modernos equipamentos pequenos e seguros, o hand deploy, o Tandem, o paraquedas retangular para alunos, o sistema de 3 argolas, o free fly, o BBF, o treinamento de 4-way com coach, o wing suit e o skysurf (Patrick Gayardon fazia testes com ambos aqui em Deland no início dos anos 1990), o pouso de alta performance, e por aí vai. Tive a satisfação de poder presenciar o desenvolvimento de tudo isso que enumerei acima nos anos 80 e 90, aqui em Deland, por isso falo com propriedade dos produtos e modalidades que surgiram aqui.

Quem vem a Deland tem a oportunidade de sentar no restaurante da área que se chama “The Perfect Spot” (P.S. Perfeito) e conversar com figuras como John Leblanc, Rocky Evans, Billy Weber, Gary Depuis, Bill Booth e muitas outras lendas vivas do esporte que participaram do desenvolvimento do paraquedismo.

Na própria área ou bem próximo podemos visitar as fábricas e empresas como Performance Designs, United Parachute Technologies, Mirage, Parachute Labs, Aerodyne, Alti-2, Vigil, Skydive University, Flight-1, Tribu, Vuelo e mais uma infinidade de negócios ligados ao paraquedismo.

Skydive Deland tem uma variedade de aeronaves que servem como airlift: Twin Otter, Skyvan, PAC-750 e até um Cessna 182.

Não podemos deixar de lembrar que na International Drive em Orlando se encontra o primeiro túnel de vento da Skyventure no qual você poderá fazer voos à noite antes de voltar para a área na manhã seguinte para colocar em prática nos saltos o que aprendeu no simulador.

As escolas de voo de velame, AFF, BBF, 4-way, free fly, wing suit e de formação de profissionais (coach, instrutor AFF, tandem e examinador) estão entre as melhores do mundo, para não dizer que são as melhores.

Portanto, quando você pensar em fazer uma viagem para conhecer o paraquedismo fora do Brasil, considere a Flórida como primeira opção. Você certamente irá querer voltar.

Se precisar de mais informações ou de ajuda para preparar a sua visita a Deland, me escreva no e-mail ricardo_pettena@hotmail.com que terei grande satisfação em ajudar.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s