Paraquedismo e as câmeras

12 motivos para os paraquedistas não saltarem com câmeras sem que haja real necessidade.
Na foto ao lado, Norman Kent, um dos mais experientes cameramans do mundo.

Por Ricardo Pettená


1- Muitos acidentes fatais e não fatais aconteceram por causa das câmeras. Além de ser uma superfície extra desnecessária, ela pode ferir outros paraquedistas, enroscar linhas, distrair o usuário e nem sempre é um recurso que acrescenta alguma coisa ao seu salto.

2- Só deve saltar com câmera quem já sabe voar bem. Voar bem significa ir até onde você quer ir, parar, subir, descer em frente ao objeto. Normalmente, para que alguém tenha este controle, precisa de algumas centenas de saltos. Se não você ainda não tem total controle do corpo, não use uma câmera.

3- Para saltar com câmera é fundamental saber bem todos os procedimentos de emergência sem câmera. Se o novato (novato para efeito deste artigo é alguém  que ainda não tem total conhecimento e experiência com panes e situações de emergência) não conhece os procedimentos de emergência para todas as situações sem câmera, ele não deveria saltar com uma.

4- O candidato a saltar com câmera sabe desviar de uma pessoa em queda-livre? Me refiro a saber mesmo desviar, com total controle do voo.  Não basta apenas “achar-que-sabe”. Caso você não tenha total controle do voo para desviar de outra pessoa em queda-livre, não salte com uma câmera na cabeça.

5- Uma linha ou mais linhas podem enroscar na câmera durante o processo de abertura. Se o candidato a saltar com  câmera ainda não foi brifado sobre como evitar e resolver este tipo de problema, é por que ele ainda não está pronto para saltar com câmera.

6- Após desconectar um paraquedas em pane, as chances do paraquedista sair instável  são grandes e aumentam as chances de uma linha do paraquedas reserva enroscar na câmera durante a abertura.

7- Nas grandes formações, apesar da experiência dos atletas, é proibido usar câmera. Sabe por quê? É porque as chances de alguma coisa dar errada com câmera na cabeça é muito maior. A câmera é um fator de distração dentro da aeronave e durante o salto. Na subida, em nenhum momento o paraquedista deveria ter que pensar em ligar a câmera ou saber se ela realmente está funcionando. O foco deve ser totalmente direcionado para a performance no salto.

8- Sabe por que atletas experientes não usam câmera na cabeça sem motivo especial para isso? É porque eles conhecem bem o esporte, são mais precavidos e tem muito mais consciência do risco. Portanto, somente quando os novatos tiverem receio de colocar uma câmera na cabeça, é porque estão realmente prontos para usar uma.

9- O uso de câmera diminui o aprendizado de quem salta. Isto porque é um fator de distração. Ao invés de se concentrar na saída, no voo, o atleta se distrai com a câmera. Ao invés de checar o seu equipamento antes da saída, ele se preocupa em ligar a câmera, e durante o salto ele foca no que ele está filmando ao invés de focar na sua performance. O ideal é ter um câmera flyer profissional filmando o seu salto para que você seja o objeto da filmagem. Dessa forma, você curte o seu salto e tem imagens para o debriefing.

10- Você sabe qual é um outro bom motivo pelo qual os mais experientes não usam a câmera sem que realmente seja necessário? É porque elas (as câmeras) tem tudo para enroscar uma linha e matar um paraquedista. Quanto mais câmeras no ar, maiores são as chances dos acidentes se agravarem. Numa colisão de velames, certamente as linhas irão se enrolar naquelas hastes perigosas. Num impacto em queda-livre, com o velame aberto, ou no pouso, as câmeras se tornam instrumentos contundentes e cortantes.

12- Não apenas as câmeras, mas quaisquer superfícies extras (wing suit, macacão de câmera, prancha de skysurf, luvas, granadas de fumaça, fogos de artifício, bandeiras, faixas) devem ser evitadas, pois elas aumentam exponencialmente a possibilidade de acidentes. Superfícies extras devem ser usadas apenas por paraquedistas experientes e treinados para este tipo de salto.

Sabemos que tem muita gente lutando para melhorar a segurança no nosso esporte. Vamos continuar assim, unidos em torno desta causa!!! Depois que acontece, é tarde demais. Temos que agir antes: PREVENÇÃO.

http://www.skydiveuniversity.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s